MAAP
- João Vitor Anderson de Souza
- 5 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
O antigo MAAP (Museu de Arqueologia e Artes Populares de Paranaguá), atualmente MAE-UFPR (Museu de Arqueologia e Etnologia) vinculado à Universidade Federal do Paraná, foi criado através da proposta do Professor José Loureiro Fernandes. Instituído por uma resolução em 1962, foi inaugurado apenas em 29 de julho de 1963, em Paranaguá, cidade da região litorânea do Paraná, no antigo colégio dos jesuítas.
Em conversa com a atual diretora do museu, Bruna Portela, ela descreve o MAE como um museu "multilocalizado", pois conta com o edifício em Paranaguá, uma sala didática expositiva no prédio histórico da universidade no centro de Curitiba e a reserva técnica localizada também na capital, no bairro Juvevê. A reserva técnica é considerada o coração do museu, abrigando aproximadamente 80.000 peças divididas em quatro grandes coleções: Arqueologia, Cultura Popular, Etnologia e Documentação Sonora, Visual e Textual.
O primeiro museu universitário do estado do Paraná continua a cumprir sua função social de pesquisa, comunicação e preservação do patrimônio.
João Vitor Anderson de Souza

Comentários